29 – Diário do dia 08 a 12/10/2018

É um ponto de encontro de rodovias, inclusive a RN 41 que vai para o Paso Roballos em direção ao Chile. Não é asfaltada, mas é um caminho muito lindo, passando por diversas estancias até Villa Chacabuco, e depois encontra RN 7 para a cidade de Cochrane no Chile. Passamos por duas vezes este caminho. Paramos no posto da vila Bajo Caracoles, e fizemos o nosso almoço neste posto para recordar as nossas passagens por aqui.

Depois do almoço pegamos estrada até a cidade de Governador Gregores. Reabastecemos o nosso “Bison” de combustível e a nossa casa de água. Dali seguimos por mais 50 km de asfalto e depois 130 km de estrada não pavimentada. A placa dizia que estavam trabalhando, mas estava praticamente abandonada. No início a estrada estava boa. E estávamos com sorte por não estar chovendo, pois se estivesse, só veiculo 4 x 4 passaria com muito cuidado para não ficar preso no barro. Muita subida e descida, mostrando os trilhos dos veículos que tentaram passar na ultima chuva. Na volta, vamos fazer outro caminho alternativo. E assim seguimos até a cidade de Três Lagos, onde inicia novamente o asfalto e passamos a noite numa estação de serviço.

No dia seguinte, seguimos pela RN 40 até o entroncamento da RN 23 e dali seguimos acompanhando o lindo Lago Viedma, entramos no Parque Nacional Los Graciares até a linda e charmosa cidade de El Chaltén. Conhecida como a capital do Treking e tem o espetacular Monte Fitz Roy, onde os alpinistas do mundo todo tentam escalar as suas dificílimas encostas. Eu sou um apaixonado por esta região. A cidade muito bacana, e quando vim a primeira vez para cá, estavam fundando a cidade. O local tem um austral muito legal, ainda mais com tempo bom, e um céu com poucas nuvens, possibilitando a vista deste monte. Na entrada da cidade tem um centro de visitantes, onde dão as explicações sobre as trilhas e para os mais radicais tem que registrar o seu caminho. Tem um lugar à frente, depois da rodovia, com mesas para o pernoite de MH. Aproveitamos para fazermos uma das trilhas que começa atrás do Centro de visitantes e sobe uma montanha que possibilita a vista da cidade e também do vale. A trilha é muito fácil e com visual muito lindo, principalmente com céu limpo e azul. Passamos uma noite muito tranquila.

De manhã, voltamos para estrada pela RN 23 até o encontro com a RN 40.  Na RN 40 seguimos por 90 km até o entroncamento com a RN 11 que leva para a cidade de El Calafate. Em El Calafate, dormimos as duas noites a beira do Lago Argentino com as presenças dos Flamingos e outras aves. Aproveitamos para comer cordeiro e tomar um bom vinho. Fizemos a base nesta cidade para seguirmos até ao Glaciar Perito Moreno. Até ao glaciar a estrada é belíssima com lindas vistas de geleiras e ficamos estacionados próximo ao Mirador. Dali pode ir de ônibus ou pelos deques que margeia o Brazo Sur do Lago Argentino, levando ao mirador para apreciar as geleiras e suas quedas. O lugar é maravilhoso, não canso de voltar e ficar observando um dos lugares mais lindos do mundo. Depois de muitas fotos e caminhadas, voltamos e fomos explorar o outro lado até a Ponta Bahia Tranquila. Já bem tarde voltamos para a cidade e dormimos na avenida que fica à beira do lago.

Na manhã seguinte, reabastecemos o “Bison” de combustível e água na estação YPF. Depois tocamos até ao entroncamento da RN 40 e dali até a cidade de Esperanza e depois continuamos pela mesma rodovia até a cidade de Julia Dufour (Campamento Dorotea) até a cidade de Yacimientos Rio Turbio e cruzamos o Paso Dorotea com neve até Puerto Natales no Chile, rodando pela RN 9. Em Puerto Natales fomos ao centro e também fizemos algumas compras e continuamos pela RN 9 passando pela Villa Tehuelches até Punta Arenas.

Chegamos a noite com muita chuva. Procuramos por uma estação de serviço para passar a noite e no caminho contrário tinha uma Estação de Serviço da Shell. Pegamos o primeiro retorno e pedimos autorização para passar à noite. Este local fica uns 20 km da cidade.

Lá pelas 23 horas, depois de termos jantado e tomado um vinho, com uma chuva torrencial aparece nosso amigo Victor Manuel conhecido como “Cato” para nos convidar para encontrar com um grupo que estava em seu ponto de apoio para MH em Punta Arenas. Este local está no APP do IOverlander. Como já tínhamos bebido, agradecemos o convite e informei que iriamos estar no dia seguinte no local do evento perto das 10 horas.

Mas isso, contaremos mais no nosso próximo post.